17 de jan. de 2018

"Certos Rapazes - O nosso amor a gente inventa"

Teatro

Nesta 44ª edição da Campanha de Popularização do Teatro em Belo Horizonte, volta em cartaz a peça escolhida, por voto popular, como O Melhor Espetáculo GLS de 2017. Ao som do poeta Cazuza, no título, "Certos Rapazes - O nosso amor a gente inventa", de Júnior de Sousa e Luís Villefort, mostra como manter uma relação homoafetiva em meio a tantas dúvidas, interferências da família, questionamentos da sociedade e inseguranças. Partindo de tantas inquietações, a peça toca no tabu que ainda angustia boa parte da sociedade: como é ser gay e levar isso de forma natural, em pleno século 21.

O espetáculo propõe uma reflexão sobre a busca da felicidade em ser gay (orgulho gay) e da questão de se entregar num relacionamento “de cabeça”. O autor Júnior de Sousa explica que a homossexualidade é abordada de forma sensível e sem estereótipos, de maneira leve e divertida, mas tocando em pontos importantes a partir da convivência dos dois personagens principais Guilherme e Paulo Henrique, interpretados pelos atores Rafael Braga e Hugo Caramello.

“A simbologia do ‘armário’, abordada no texto, mostra as formas de repressão com as quais todo ser humano lida no dia a dia, bem como todo o traquejo necessário para se libertar de seus medos pessoais e buscar a felicidade”, disse o autor.

Maurício Canguçu, ator e produtor de espetáculos consagrados como “Acredite, um espírito baixou em mim”, “A Idade da Ameixa” e diretor de várias montagens de sucesso como “Velório à brasileira” e “Confissões das mulheres de quarenta”, dirigiu a peça, dosando a paixão avassaladora entre dois homens com o olhar sensível que envolve o assunto. “Buscamos trazer a tona uma reflexão sobre um tema que precisa ser abordado sempre. Hoje, a relação homoafetiva é algo muito natural, mas ainda persiste o preconceito. O espetáculo levanta, de maneira densa e poética, a discussão de que não pode haver preconceito com o amor entre pessoas de qualquer gênero. Acima de tudo, o que importa é amar”, disse Canguçu, apresentando a peça.


Sinopse

"Certos Rapazes" conta uma divertida e emocionante história de dois jovens que se conhecem através de um aplicativo de pegação e vão morar juntos. Gui é bem resolvido. PH é bem introspectivo. Das diferenças surge uma grande afinidade e a história se desenrola de maneira bastante dinâmica lidando com o tema da homoafetividade de maneira natural e bastante singela.


[Contém Spoiler]

Enquanto que para o bem resolvido Guilherme ser gay é algo libertador, já que nunca teve qualquer tipo de problema, para Pedro Henrique a situação é bem diferente. Criado em uma família que nunca lhe deu oportunidade para o diálogo, não passa pela sua cabeça se abrir para alguém, mas, escondido atrás de uma foto de Luís de Camões chama a atenção de Guilherme num aplicativo de relacionamentos e, do primeiro encontro, começa um explosivo romance que muda pra valer a vida de ambos.

Como peças de um quebra-cabeças, os sentimentos de Gui e PH vão se encaixando de maneira tão harmônica e feliz que em determinada altura um já não se vê longe do outro e passam a morar juntos. Só que num entrecho folhetinesco, Pedro Henrique guarda um segredo que vai colocar em xeque todo amor e confiança que Guilherme passa a ter por ele.

Já a concepção de cenário ficou a cargo de Marcelo Ricco, ator e produtor de "Os homens querem casar e as mulheres querem sexo", que encontrou nos primeiros ensaios a atmosfera perfeita para compor os elementos cenográficos que vão dialogar com os personagens em cena. Iluminação de Enedson Gomes, com seleção musical feita por Júnior de Sousa e Maurício Canguçu.

Confira os vídeos:


CERTOS RAPAZES - DEPOIMENTO HUGO CARAMELLO

RECADO LEONARDO MIGGIORIN - CERTOS RAPAZES


Em cartaz na 44ª Campanha de Popularização do Teatro de BH

De 5 a 28 de janeiro de 2018
Teatro da Biblioteca Pública. Praça da Liberdade, 21.
Sexta e sábado, 21h. Domingo 19h.

De 1º a 25 de fevereiro de 2018
Teatro de Câmara Cine Theatro Brasil - Praça Sete - Quinta a sábado, 21h. Domingo 19h (exceto fim de semana de Carnaval)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com