6 de ago. de 2017

REACTION VIDEOS Major Lazer - Sua Cara (feat. Anitta & Pabllo Vittar) e o fenômeno dos vídeos de reação


A moda de vídeos de reação tornou-se ainda mais evidente com o videoclipe Major Lazer - Sua Cara, um feat. Anitta com Pabllo Vittar, as duas estrelas pop que mais bombam nas paradas de sucesso (do mundo). Entre os 24 vídeos em alta desta semana, no Youtube, 7 deles são sobre o clipe Sua Cara, entre paródias e reações de youtubers de todo canto do planeta.

Quando a mídia era só televisão e rádio, e o indivíduo se limitava no papel passivo de observador, a internet permitiu a interação e uma atitude ativa e participante de seus espectadores - a interatividade. É nesse contexto que surgem os vídeos de reações e análises, febre no Youtube e nos mais variados países. O espectador pode, a partir desta interação, observar, expressar suas opiniões e dialogar com a opinião do outro.

Os canais são criados para tratar de temas diversos e dialogar com nichos específicos, debatendo filmes, jogos, séries etc. Mas parece que Anitta e Pabllo Vittar conseguiram fazer com que todo tipo de canal fizesse um vídeo de reação para o clipe Sua Cara.

Não é mais novidade gravar e postar a reação de alguém ao ver outro vídeo, criticando de forma afetada (gostei ou não gostei) e até sendo mais técnico, dependendo do foco, podendo também comentar da edição do vídeo, qualidade da mixagem da música, produção artística e fofocas também, no estilo Legendários, narrando a seu modo o que está vendo e sentindo. E é com esta curiosidade humana, em querer saber 'o que o outro acha', que uma onda de vídeos de reação vêm fazendo sucesso  no mundo todo.

Foi com o clipe Major Lazer - Sua Cara (feat. Anitta & Pabllo Vittar) que o Youtube simplesmente bateu record na postagem de vídeos relacionados, comentários, ou Reaction (Reação), com mais de 12 mil resultados para #reaction pabllo vittar anitta, incluindo as reações para os vídeos Anitta feat. Pabllo Vittar - Sua Cara | Música Boa Ao Vivo e o vídeo apenas com o áudio do sigle.

Major Lazer - Sua Cara (feat. Anitta & Pabllo Vittar) (Official Music Video)

Além do lobby em torno das duas protagonistas do vídeo, Anitta bombando com Paradinha e Pabllo Vittar com K.O. (ambos também com diversos videos de reação, inclusive de gringos), fofocas e "vazamentos" de imagens do clipe feito no deserto marroquino, a tal cobra (que não aparece na edição final), o destaque de tudo isso parece ser a própria curiosidade que temos em saber como são os outros, da mesma forma que seguimos e vibramos com as ações e reações dos participantes de reality show.

E este lobby em torno de Major Lazer - Sua Cara deu bastante pano pra manga, com milhares de youtubers e até jornalistas já conhecidos pegando carona com o sucesso entre os trending topics mundial. Afinal, chegou a um ponto que só de citar #PablloVittar ou #Anitta ou #SuaCara para aumentar a conta de inscritos, likes, incluindo fãs brasileiros, os queridinhos do momento dos youtubers estrangeiros.


Com relação às masculinidades e à cultura queer, diferentes reações de gays e héteros, cis ou trans, drag até do RuPaul's Drag Race comentando, constatamos uma celebração de puro Orgulho LGBT, onde todos e todas se identificam com tal liberdade das artistas em questão. Seja homem, mulher, heterossexual, bi ou gay, acaba que todo mundo tem um pouco de reprimido, haja vista que a cultura geral sempre coloca temas como sexualidade, erotismo e pornografia como coisas vulgares, secretas, proibidas e nada no bom sentido.

Os vídeos com variados tipos de reação frente ao clipe Sua Cara mostram uma certa unidade ou coincidência, onde todos reagem como se estivessem também se libertando (não conseguem ficar parados e assumem querer mesmo quicar com a bunda no chão ou "na sua cara"), se identificando, nem sempre com a transexualidade mas com tudo que aquele mix de imagens representa: 'faço o que quero e ainda posso jogar na sua cara'. Um empoderamento não só para os gays, mas para as mulheres que são julgadas de periguete por usarem roupas curtas e coladas no corpo e até para os homens (cis), que não podem falar que outro homem é 'bonito o e gostoso', mas ficam completamente sem argumentos contrários à beleza e talento de Pabllo Vittar.


HÉTERO REAGINDO À PABLLO VITTAR - Sua Cara feat. Anitta

Pablo Vittar tem que acabar, não dá velho pra existir! A cada clipe que ele posta eu me sinto insultado. Eu sou hétero, velho! ... Vou dar o motivo de porque estou fazendo o reation desta música. Primeiro que Pabllo Vittar pra quem não sabe não é uma mulher. Desculpa ter acabado com a infância de vocês, achando que Pabllo Vittar era mulher, mas não é - aceita os fatos! Eu sou hétero, porém eu adoro Pabllo Vittar! Quando toca Pabllo Vittar eu já quero balançar minha raba. Eu nem tenho raba mas eu quero balançar minha raba...  Roger Edon (Youtuber)

São vídeos de todo tipo, com uma pessoa reagindo, um casal, uma dupla, a família inteira e, principalmente, de todo canto do mundo, com reações em todas as línguas e linguagens. Outro mérito para o sucesso do clipe na gringa, haja vista ser cantado em português, o que valoriza a língua e traz novidade à cena internacional da música - a maioria de estrangeiros, mesmo não entendendo essa história de spanish or portuguese WTF.

Aliás, muitos são os comentários sobre a produção, a polêmica de gravar no deserto (hot and very sexy), a cobra que amedrontou Anitta, mas certamente o clipe teria o mesmo sucesso se fosse só com fundo branco, preto ou aqueles fundo de chroma key, geralmente verde ou azul, pois o que parece chamar mesmo atenção de todos é o tanto que Anitta é sexy frente à cultura universal e o escândalo (no melhor dos sentidos) da primeira drag queen a bombar no mainstream internacional.

Também uma constatação de que há muito mais simpatizantes que homofóbicos no mundo, com casais héteros, crianças e idosos enxergando o talento, sem preconceitos, imediatamente envolvidos até, e apoiando o direito que devemos ter em ser da forma que quisermos.
Já a representatividade entre o público LGBT não há precedentes. Nunca se viu tanto orgulho com o sucesso de "uma gay" no mundo afora. Muitos gritam, choram e literalmente quebram tudo, batam na mesa e ficam "chocados", arrebatados e logo em seguida até em estado de letargia, sem palavras, como se estivessem mesmo atingido um tipo de orgasmo, comemorando algo esperado há séculos: "Eu não sou mulher de aturar sermão / Me encara, se prepara / Que eu vou jogar bem na sua cara / Bem na sua cara".

Para quem não é gay, entender um pouco por que as bibas quase padecem ao ver tudo isso e a causa de tamanho fenômeno internacional e de mais de 55 bilhões de visualizações, sem falar nas paródias e, claro, os reaction videos, é como ver Neymar sendo ovacionado na Europa, uma Taís Araújo sendo uma das mulheres (e não só 'uma das negras') mais belas do mundo, Elza Soares a voz do milênio...

Aquele orgulho que dá quando vemos alguém da família sendo muito querido no bairro, um colega de escola ou do bairro que ficou famosos na cidade, um conterrâneo fazendo sucesso no Brasil e um brasileiro reconhecido no mundo todo. Porém, os gays nunca passaram por isso, digamos, causando reações hilárias e umas que até dá pra ficar preocupado se a bicha vai mesmo virar purpurina.

Veja abaixo as melhores reações para o videoclipe
Major Lazer - Sua Cara (feat. Anitta & Pabllo Vittar) (Official Music Video)
REACTIONS Around The World



4 comentários:

  1. oi Fred em 2004 vi um video amador com rapazes straight drunk bebados Nus tipo no hotel na piscina se exbindo mostrando o pau bunda nunca mais vi esse video ja procurei nao encontrei vc ja viu esse video tem como procurar pra mim ? os cara eram muito bonitos e musculosos aqueles rapazes americanos lindos

    ResponderExcluir
  2. Troco nudes
    (92) 98286-1303

    ResponderExcluir
  3. Quero dar meu cuzinho sem envolvimento financeiro estou próximo minas shopping sou gordinho casado passivo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Boa tarde. Me chamo Carlos E temho 46 anos. E sou casado a mais de 20 anos. Mais sinto muita atração por coroas grisalhos. Em algumas vezes chego asohnar com homem. Nunca me envolve mais tenho vontade. De sentir um abraço. Um beijo. E de experimentar pela primeira vez. Não sei se vou gostar deve doer pra caramba. Mais tenho que sentir atração pela pessoa. Se não, não vai rolar.quando vejo um coroa meu coração acelera.E a vontade vem imediato.

    ResponderExcluir

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com