21 de ago. de 2013

Transmulher também é homem!

Mulher macho, sim senhor!

Cada vez mais se fala de transgêneros, principalmente dos homens transexuais. É o terceiro sexo, ou melhor dizendo, o sexo modificado pela verdadeira identificação pessoal de gênero (masculino / feminino). Deixemos então este terceiro sexo para os intersexuais, ou hermafroditas, termo estigmatizado que abrange apenas às características genitais, quando visíveis. Assim, o intersexual também pode ser considerado como transgênero, assim como aqueles que nascem em um corpo masculino, e com a mente e, ou libido femininas. FotoOcean Sunset (Max) por Lorenzo Triburgo - Transportraits, 2013
Veja mais fotos desta série no fim da postagem. 

Por outro lado, pouco se fala dos transexuais no sentido das mulheres que se transformaram em homens - a mulher travesti. Talvez seja pela nossa cultura, acostumados em ver mulheres usando calças, camisas, bermudas, cabelo curto, sem maquiagem, até antes da Queima dos Sutiãs (1970) como ato libertário da mulher, anteriormente oprimida e obrigada a usar cintas, espartilhos, e sempre andar de vestido. Em contrapartida, chama muito mais atenção ver um homem andando de saias, mesmo que esta seja um kilt (saiote masculino escocês).

Na moda, diferente das mulheres, o homem (tradicional) não usa saia nem vestido, maquiagem, muito menos salto alto, permitindo-se no máximo a um cabelo grande e, ou alguns acessórios como, por exemplo, brincos. Um homem de vestido seria quase o mesmo de ver uma mulher sem camisa! A não ser que seja como o pornstar trans Buck Angel, que passa despercebido até só de sunga (veja a postagem: Buck Angel - Um homem com vagina).

Mas brinco, os piratas e muitos nobres antigos também usavam! E os metrossexuais? Fazem as unhas, andam sempre fashion e cheirosos... e, quem sabe um dia, podem passar a andar por aí de vestido - chuquinha de cabelo e arquinho, muitos já usam. Atualmente, e no meio de tanta transição de gêneros ou, pelo menos, do que aprendemos como deve ser cada um deles, talvez seja realmente o transexual o 'novo tipo' a se desvendar.

Convidados transexuais do programa Na Moral (Globo)
Em tempo, no programa Na Moral de amanhã (22/8/2013), Pedro Bial reúne alguns transexuais para debaterem sobre sexualidade, preconceito, saúde, política... na tentativa de elucidar que o assunto vai muito além dos procedimentos cirúrgicos e estéticos. Em relação às mulheres que mudam de sexo, a mulher trans, Bial pergunta aos convidados trangêneros: “A gente fala transmulher ou mulhertrans?”. E a transexual Maitê Schneider responde: “Acho que a gente fala humano, a gente fala gente. Eu que já fui mulher, já fui homem, já tive várias experiências, talvez a gente fale que é gente e todas as possibilidades são possíveis”.


O fotografo Lorenzo Triburgo, na sua série Transportraits (Retratos Trans), retrata em ensaio fotográfico o lado heroico destas pessoas, em especial de mulheres que se transformaram em verdadeiros homens. As fotos, tiradas ligeiramente de baixo para cima, valorizam os modelos (não profissionais) transgêneros na posição de heróis, uma vez que todos eles encontram milhões de dificuldades pessoais e, principalmente, com o mundo externo - quase sempre um martírio.

O fotógrafo Lorenzo Triburgo e a exposição Transportraits
Lorenzo Triburgo é nova-iorquino e reside atualmente em Portland, Oregon (EUA). Ele se tornou bacharel em Artes em 2002 pela Universidade de Nova York, em Fotografia e Estudos de Gênero. E obteve um mestrado em Belas Artes (Fotografia e Mídias Relacionadas, 2005) pela Escola de Artes Visuais (School of Visual Arts) de NY.

Suas fotografias foram expostas em Los Angeles, Nova York, Seattle, Filadélfia e também fora dos EUA. Lorenzo tem ainda um trabalho na coleção permanente do Museu de Arte de Portland. E, este ano, vem se destacando principalmente pela série de fotografias (trabalho conceitual) com retratos de transexuais.

Transportraits traz um imaginário positivo deste universo diversificado, com transexuais de aparência masculina, e de diferentes estilos - do mais tradicional ao homem moderno (incluindo trans mulher metrossexual!). Além das roupas e identificação com a moda masculina, alguns possuem até um dos maiores símbolos da masculinidade, a barba e, ou bigode. Afinal, é uma das poucas coisas de homem (ainda) não usada por mulheres.

Veja mais:
Fotos do ensaio Transportraits de Lorezo Triburgo












Veja o ensaio completo em triburgo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com