26 de ago. de 2013

Doc: Homens que Dançam

Amigos de Balé

Documentário acadêmico sobre três bailarinos de Belo Horizonte. Homens que Dançam foi realizado por alunos do 2º período de Publicidade e Propaganda da UNA em 2012. O objetivo do trabalho foi de traçar um perfil dos bailarinos que vivem e trabalham em BH, além de mostrar uma realidade onde homens tem a dança como meio de sustento, além da realização pessoal e artística.

O filme traz os depoimentos de Hícaro Nicolai, Willian de Paula e Bruno Rodrigues, entre 24 e 26 anos de idade. Eles também nasceram em cidades do interior mineiro, ou da região metropolitana, e tentam na capital manterem-se no ofício do ballet clássico e contemporâneo, e da dança de uma maneira geral.

Veja o curta / documentário Homens que Dançam:



Homens que dançam

Na nossa cultura machista, há coisas de meninos e coisas de meninas. Mesmo com estes padrões sendo bastante questionados ultimamente, ainda é regra garotos brincarem de carrinho e elas de boneca, casinha... Nas escolas primárias ainda se divide o gênero do público de pequenos entre o balé e o judô.

Entre as celebridades, o sapateado de Frank Sinatra, os requebrados de Elvis Presley e até do ator John Travolta (Os Embalos de Sábado a Noite, 1978) incentivavam os homens a dançar, uma vez que a cultura relacionava, e ainda relaciona, o balé ao feminino - sensibilidade artística, delicadeza, etc. Depois veio Michael Jackson, colocando o mundo inteiro dançando em grupo - a street dance ou dança de rua, o breaking, house, pop... E todos os ritmos, com os mais latinos ou afros sempre botando pra quebrar.

Nas festas, como no Carnaval por exemplo, tudo é permitido, inclusive homens dançando, rebolando... Mas quando o assunto é profissional, geralmente pensamos com alguns preconceitos: de que ele não vai se dar bem na vida (sabendo que a profissão não é devidamente reconhecida e valorizada no país); ou de que ele seja gay, pelo simples fato de querer dançar levando a sério. Veja os vídeos relacionados (dançarinos):


Troupe Dance - Ziriguidum - Toa Toa verão 2013


Got Talent Brasil - Grupo de dança Millennium com homens que dançam de salto alto


Ainda no campo amador e popular, acredito que o homem sempre curtiu (nem que só entre íntimos ou sozinho) descer até o chão, fazer um quadradinho de oito, ou colocar a mão no joelho e rebolar na boquinha da garrafa. Mas para a cena ficar bacana e menos vexatória para os machistas de plantão, o ideal é que ele esteja lucrando com isso - um bailarino famoso e bem sucedido gera mais respeito e admiração, até daqueles que um dia torceu o nariz.

Aliás, em todas as áreas artísticas permeia uma sombra de preconceito, até porque o negócio seria a liberdade, logo, facilmente confundida com libertinagem (não que ser gay o seja). Enfim, preconceitos que podem desperdiçar muitos talentos. E seja dançando em gangues, na rua ou na boate, no baile funk ou no teatro, a arte da dança está presente também no universo masculino.

Veja mais:
Vídeos de homens dançando ballet
Male Ballet Man Men


Memorial do quarto Escuro

baSiraH dança: Sebastião

Arcadian Broad (age 16) performing "TIME" 

"Dear Black Men" (Björk Ballet) // Freestyle Culture TV

Ballet Men - Don Quixote


World Ballet Competition - Gleidson Vasconcelos Male Gold 2009 - Excerpt from My Life

Lost in Motion

Mikis Theodorakis - Sept Danses Grecques ~ Maurice Béjart ~ Leningrad 1984 (Part 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com