2 de jun. de 2013

Filme The Trip

Provas de amor

The Trip é um longa-metragem de 2002, com temática gay e, como pano de fundo, as primeiras manifestações relacionadas à cidadania gay dos norte-americanos. Dirigido por Miles Swain, o filme ganhou diversos prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo.

O filme se passa meio ao climão da época em que, nos EUA, ser homossexual era uma condição análoga às enfermidades mentais - ou uma doença mesmo (não só para os conservadores). Embora seja muito bem humorado, The Trip é um drama, daqueles onde não importa se o final vai ser mesmo feliz. De forma leve, e sempre caracterizando muito bem cada época, o longa possui diálogos fascinantes e um roteiro surpreendente.

Veja o filme The Trip (Completo e Legendado):

Sinopse  Alan (Larry Sullivan) é um escritor e aspirante a jornalista conservador e, Tommy (Steve Braun), um advogado gay liberal e militante na causa dos homossexuais. Eles se conhecem em 1973, quando ainda adolescentes, mantendo um apaixonado romance até os anos 80. Durante este tempo, e também entre os acontecimentos de suas carreiras, além do debate sobre a homossexualidade e a tolerância social, o filme mostra o amor homoafetivo sendo posto a prova de diversas formas e, muitas, até bem cômicas.


Com este mesmo título, The Trip foi nome de pelo menos mais dois filmes: de 1967, do diretor Roger Corman, com todo o universo psicodélico dos tempos hippies, e uma comédia de 2010, de Michael Winterbottom.

Já no filme de Swain (2002), o romance gay que se desenrola me fez lembrar as atuais manifestações contra a homofobia. A diferença é que a história se passa nos anos 70 e 80, e usa justamente este  período para mostrar uma transição de postura social, bem mais tolerante agora. Um contraponto com a própria relação dos personagens. Além de uma bela história de amor, The Trip se destaca também pela trilha sonora. Tem country, bolero latino, disco, os America Bruce Springsteen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com