30 de abr. de 2013

Renato Russo vira filme Somos Tão Jovens

Legião Urbana
Urbana Legio Omnia Vincit *

Um dos maiores ídolos da música brasileira, o saudoso Renato Russo, é interpretado por Thiago Mendonça no cinema. Somos Tão Jovens estreia nesta sexta-feira (3/5/2013), criando expectativas entre os fãs da banda Legião Urbana e do cantor, e matando a curiosidade de alguns nos festivais e pré-estreias. No Rio, por exemplo, o longa-metragem foi exibido no cine Odeon na última quarta-feira (24/4/2013). Na internet, a fan page do filme já comemora 200 mil fãs, antes mesmo da estreia nacional.

Renato deixou um consistente registro de sua obra, sendo considerado uma das maiores vozes do país. Assim como o vocalista do QueenFreddie Mercury, Renato Russo trazia elementos eruditos para o popular rock and roll. Os fãs mais fervorosos tem o vocalista da 'Legião' (para os íntimos) como um verdadeiro guru (* Legião Urbana Vence Tudo), no sentido daquele que falava o que 'se' sente.

Foto: divulgação do filme Somos Tão Jovens

A identificação com o público jovem foi imediata com as músicas 'modernas', rock, e irreverência da banda e das letras de Renato Russo. Um engajamento em forma de protesto, 'cara pintada'... um último suspiro da militância jovem político-social, dos anos 80 aos 90. Já a então 'geração Coca-Cola' queria mostrar esse resquício esquerdista, como todo adolescente, porém de forma pacificada, beirando o 'paz e amor', cantando em rodas de violão, em festas, bares, colégios... uma 'legião' de jovens tocando violão, e aprendendo as canções com as revistas de cifras compradas nas bancas.

Felizmente tem aqueles que vão ao cinema e ripam o filme do celular, principalmente hoje com tecnologias gigantes cabendo na palma da mão. Nada pessoal contra os direitos dos autores, produtores e artistas. Acho que um dia isso tudo vai mudar, com as bilheterias e lojas virtuais de música deixando de ser a principal e imaculada entrada de renda.

Foto: divulgação do filme Somos Tão Jovens

Enfim, postaram no Youtube um vídeo gravado de dentro do cinema, durante uma exibição do longa Somos Tão Jovens. Claro que a qualidade não é das melhores, mas pra quem é curioso como eu e não está tendo tempo de ir ao cinema, não deixa de ser uma opção.

Achei a atuação de Thiago Mendonça incrível (me emocionou). Baixou o Renato Russo nele igualzinho. Parece ter o mesmo timbre de voz e dicção do saudoso cantor, sem falar da impecável caracterização. A história é mesmo emocionante, e se faz ainda mais interessante ao retratar toda uma época e geração (80), não muito antiga, porém completamente diferente da cultura de hoje.

Veja o vídeo gravado do cinema Somos Tão Jovens (qualidade ruim mas rola de ver e entender):


Sinopse

O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele precisa estudar, dar aulas de inglês, tranquilizar os pais, curtir a turma, curar dores de amor e, principalmente, arrumar quem toque na sua banda. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana, “Somos Tão Jovens” apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília, criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transformam fãs geração após geração, iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro. somostaojovens.com.br

Veja trailer do filme Somos Tão Jovens - Renato Russo:


Veja o vídeo com o set de filmagens de Somos Tão Jovens, sinopse comentada e cenas de bastidores. Entrevista com Dado Villa-Lobos e com os responsáveis por Somos Tão Jovens, o filme: o diretor Antonio Carlos da Fontoura e o co-roteirista Luiz Fernando Borges. Eles falam sobre roteiro, pesquisas e como foi a produção do filme 'Somos Tão Jovens', grande homenagem a Renato Russo e à geração do rock de Brasília. O papo foi no Jardim Botânico, onde nasceu a ideia de contar a história da adolescência de Renato Russo. Programa Estúdio Móvel, Tv Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com