2 de abr. de 2013

Ídolos Metrossexuais

Uma fama pouco masculina

Eu até pensei que a moda metrossexual seria mais uma daquelas passageiras, mesmo indo e voltando na história da moda. E não é só moda de vestuário, mas também tudo que nos leva a comprar porque 'tá na moda' (ou 'está se usando'). Há 50 anos atrás, nenhum homem se depilava, nem fazia sobrancelhas  Mas poderia já ser um metrossexual com outros artifícios urbanos, como brilhantina ('gel' de cabelo), ou no uso de correntes, e sapatos de salto plataforma.

Foto: David Beckham e Cristiano Ronaldo

E o que antes parecia só transitório, parece ser mesmo um estilo consistente, em se tratando de moda masculina. O termo 'metrossexual' se refere ao homem heterossexual e metropolitano, cosmopolita, que vive nas cidades e na cultura urbana de consumo. São homens vaidosos que gostam de acompanhar a moda, se cuidam fazendo as unhas, cabelos e sobrancelhas, e se produzem de forma estrategicamente fashion. São aqueles que, se olhar rapidinho, você jura que viu uma 'poc poc'.

Moda Gay
Os gays sempre foram vistos e considerados aqueles que criam moda e são os primeiros a usar. Mas o que vemos hoje é um fenômeno que ultrapassa a moda e invade o comportamento, tornando normal e corriqueiro atitudes antes consideradas bizarras. Praticamente não há diferenças entre o jeito de se vestir entre gays e metrossexuais. São confundíveis. O uso de brincos por homens, por exemplo, passou por várias leituras, desde as argolas dos piratas, dos alargadores primitivos, até os alargadores modernos. Nos anos 80, o brinquinho numa só orelha foi a grande febre. Até 20 anos atrás, homem que usava brincos nas duas orelhas era considerado gay. Mas para os 'leks' de hoje, onde muitas mães já furam as suas orelhas quando bebezinhos, usar brincos passa a ser apenas um detalhe do visual, não visto mais como uma questão isolada, combinando ou não com a produção do dia.

Aliás, os acessórios são uns dos principais objetos de desejo dos metrossexuais, depois das roupas e produtos de beleza, é claro. Na lista de compras de um homem preocupado, e quase obcecado pela própria imagem, vai sempre alguns cremes (bem além dos normais de higiene pessoal), cuecas de grife e com design moderno, cintos, relógios, pulseiras, colares, e o mais cobiçado: óculos escuros. Um metrossexual que se preze tem sempre um gloss ou manteiga de cacau na mochila ou na bolsa. Sim, eles também usam bolsas e adoram uma nécessaire.

Naldo Benny
Entre as celebridades tidas como ídolos do Brasil, alguns famosos se destacam, assumindo publicamente (como se precisassem) que são metrossexuais. Entre os cantores da música Pop, o estouradíssimo Naldo Benny, heterossexual e casado, pai de um garoto, é um super exemplo de metrossexual. Naldo já foi jogador de basquete, garçom  segurança, e diz que sempre gostou de cuidar de si. Atualmente ele usa um cavanhaque bem desenhado na navalhasobrancelha feita, 'pezinho do cabelo' desenhado também na testa (aliás, esta é uma moda que abrange todos os negros metrossexuais: a cabeça raspada com pente 0,5 ou 1, e desenhados com navalha o pezinho, costeletas, cavanhaque, testa e sobrancelhas), jóias, roupas e tênis no último grito da moda (esportiva). Pra completar, Naldo, um negão de '2 metros' de altura, parece levinho quando dança suas músicas empolgantes - quase uma biba, no melhor dos sentidos. Os metrossexuais acabam sentindo na pele o que os gays passam todos os dias: 'será que ele é?'.

Fiuk
Entre os cantores, podemos citar quase todo os pagodeiros e sambistas atuais, como o internacional Alexandre Pires, seu discípulo Thiaguinho, e o rei das 'novinha' Fiuk. A turma do sertanejo também não fica atrás, com Zezé Dicamargo e Luciano encabeçando a lista dos enjoados com o corpo e grifes, e Gustavo Lima, com horas em frente ao espelho pra montar o visu. No Axé tem Xandy, do Harmonia do Samba, que tem o corpo depilado e rebola que é uma beleza - quer ser Ricky Martin!



Anderson Silva
Outro metrossexual, e de responsa, é o lutador de MMA Anderson Silva. Ele também é todo estiloso, agora com uns óculos no estilo José Wilker e, mesmo  sendo um ídolo de machões, Anderson veste a camisa dos metrossexuais, com toda a segurança de quem tem cinco filhos. Assim, o bad ou good boy vai participando de brincadeiras em propagandas, programas de humor, sempre zoando sua voz fina e jeito delicado de ser, contradizendo a própria modalidade de esporte que ele é top: a luta, geralmente relacionada à brutalidade dos homens.


Cauã Reymond
Na telinha, o galã Cauã Reymond pode ser citado aqui por ser também um belo exemplar de metrossexual. Ele diz que se preocupa mais com a saúde do que com a beleza, confirmando o fenômeno no comportamento, citado no início: que homem de antigamente se preocupava com a saúde? Tinha aqueles que faziam tudo pra 'ficar forte', mas com motivos nem sempre relacionados à saúde. Cauã é casado com a ex BBB e hoje atriz Grazi Massafera, e revela que sempre se preocupou em comer bem: "... só não como carne vermelha todos os dias (...) e não dispenso uma boa noite de sono", diz o galã e metrossexual enrustido. A prova concreta para a sua metrossexualidade (se é que isso tem a ver com sexo) está no seu belo e musculoso corpo com o peito todo depilado, sem falar nas unhas feitas.

Neymar
No futebol, além de David Beckham e Cristiano Ronaldo, temos o craque Neymar, produzido pelo Fenômeno Ronaldo, que mantém sempre a marca registrada nos cuidados e experimentos fashion nos cabelos. Vagner Love, e suas trancinhas coloridas, também pode ser considerado um metrossexual, sempre  com visual impecável, do início ao fim do jogo. E até o feio (porém rico e gostoso) do Ronaldinho Gaúcho, se diz 'cheirosinho'.

Além destes famosos, nos deparamos nas ruas com uma infinidade de exemplos, principalmente entre os adolescentes, sempre afoitos por novidade e em 'ser diferente'. O estilo Lek Funkeiro então, sempre cheios de acessórios, estamparias coloridas, óculos espelhados e cabelos arquitetônicos, é a mais nova manifestação entre os metrossexuais. E pensar que o homem só começou a usar camisa rosa depois dos anos 60.

Postagens relacionadas:
Naldo Benny
Flagra no vestiário com Neymar
Tipos de Cuecas
Bad Boy Fashion
Diferença entre Gay e Homossexual
Ronaldinho Gaúcho na webcam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com