26 de fev. de 2013

Ilusão de Ótica Erótica

É isso mesmo que estou vendo?

O termo ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que 'enganam' o sistema visual humano, fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de carácter fisiológico, mas a maioria das ilusões construídas são de carácter cognitivo.

Elas podem ser criadas especificamente em forma de truque, demonstrando certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Esta técnica é largamente utilizadas nas artes, como nas obras gráficas de M. C. Escher, ou em jogos, com livros grossos e ilustrados, com várias imagens de duplo ou múltiplo sentido. Nos colégios e escolas, estes livros fazem o maior sucesso, com todo mundo tentando desvendar ou enxergar algo 'sobrenatural'.

Op Art.
Arte Ótica

O movimento artístico dos anos 50, a Op Art, ou Optical Art, ou Arte Ótica, já trazia imagens abstratas, geométricas ou figurativas, explorando este risco de falha natural ao enxergarmos as coisas, utilizando-se de ilusões óticas.

A razão da Op Art é a representação do movimento através da pintura apenas com a utilização de elementos gráficos - retratavam geralmente o abstrato. A alteração das cidades modernas e o sofrimento do homem com a alteração constante em seus ritmos de vida, foram alguns dos conceitos desta arte. A vida rápida das cidades contribuiu para a percepção do movimento, como elemento constituinte da cultura visual do artista e das pessoas. A evolução da ciência também está presente em praticamente todos os trabalhos, baseando-se principalmente nos estudos psicológicos sobre a vida moderna e da Física sobre a Óptica.



Tente dizer as cores do texto e não o que está escrito:


Resposta: Vermelho, Azul, Amarelo, Verde, Cinza, Verde, Azul, Cinza, Marrom, Vermelho, Amarelo, Azul.

Conseguiu? Provavelmente, não. Mas valeu a tentativa... É que a nossa percepção das coisas é, em grande parte, auto-produzida. Os estímulos visuais não são estáveis. Podem mudar com a iluminação, e o cérebro atribuiu uma cor constante ou, no caso das letras e palavras, valerá mais para o letrado, o que está escrito.


Desenho de ilusão de ótica: homem ou cavalo.
Uma mão ao gesticular-se, por exemplo, produz uma imagem indefinida e, no entanto, o cérebro classifica-a consistentemente como uma mão. Além da luz e movimento, o tamanho da imagem de um objecto na retina varia com a sua distância, mas o cérebro consegue perceber qual é o seu verdadeiro tamanho. A tarefa do cérebro é extrair as características constantes e invariáveis dos objetos, a partir da inundação de informações,  sempre mutáveis, que recebe.

O cérebro pode também deduzir a distância relativa entre dois objetos quando há sobreposição entre eles, interposição ou oclusão. E pode deduzir a forma de um objecto a partir das sombras (novamente, iluminação ou luz). Mas pra tudo isso acontecer, é necessário uma aprendizagem da perspectiva linear. E aprendemos constantemente, desde quando abrimos os olhos pela primeira vez. Mas, quando o cálculo dessas deduções celebrais dão errado, surgem então as ilusões de ótica, ou golpe de vista ou visão. Lembra do clichê de esfregar os olhos para certificar-se do que está vendo? Ou cerrar os olhos para enxergar melhor? É bem isso.


Posições sexuais com brinquedos.
Mente suja

Algumas situações ocasionam naturalmente uma ilusão de ótica, mas podem nos fazer acreditar, que temos mesmo a mente suja. Mas, outras são previamente arquitetadas, no intuito de oferecer outras ilusões daquilo que seria real. Um exemplo bem masculino, é a tentativa de fraudar o tamanho do pênis, colocando uma meia na cueca para aumentar o volume... Ou tirar foto do pau por baixo... É ilusão de ótica. Ou, ainda, o que entendemos por 'bom corte de roupa', principalmente calças, que podem valorizar mais as pernas, bunda ou o pacote, dependendo do corte, das costuras, de onde ficam os bolsos, da cor ou tecido... Roupas íntimas da cor da pele ou tapa-sexos, também causam a impressão de estar vendo alguém pelado, assim como as camisas e calças justas (leggings) da cor cáqui ao marrom.


Veja algumas imagens com Ilusão de Ótica, onde o foco principal são as brincadeiras com o órgão genital masculino, ou formas da figura masculina (clique na foto para ampliar):










Pintura no chão.



Falsa piscina (teto).


Relacionados: homem pelado pinto pau optical illusion olho gay bunda ângulo ponto de vista male man men masculino erótico erotic sex sexy dick cock humor piada parece mas não é

Um comentário:

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com