17 de fev. de 2013

Filme Do Começo ao Fim

Cinema, Romance Gay e Incesto

Do Começo ao Fim é um filme brasileiro de 2009, que foi filmado no Brasil, Rússia e Argentina. Tem elenco especial, com Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Gabriel Kaufmann, Lucas Cotrim, João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso. Aluizio Abranches, criador e diretor do filme, levou sua ideia para muitos empresários, e alguns deles chegaram a sugerir que fosse uma relação entre um casal de irmãos heterossexuais ou, se tivesse que ser homossexual mesmo, que fosse uma relação entre primos, para aliviar o incesto. Mas Abranches foi fiel à sua ideia e não desistiu, até que conseguiu um pequeno patrocínio da produtora do ator Marco Nanini.

Mesmo tratando de, pelo menos, dois temas considerados tabu, homoafetividade e incesto, Abranches afirma que a única intenção foi de mostrar uma história de amor, independente das condições. O filme retrata um caso de homossexualidade, que se inicia desde a infância, com motivações vivenciadas nela mesma, e durante as inúmeras primeiras descobertas da vida. É retratado também o fato de uma mãe perceber que o filho tem tendências homoafetivas, antes mesmo do próprio. Fato bem comum aos gays, mesmo com muitos dizendo: 'meus pais não sabem, não sou assumido'. Eles que pensam... Também desmistifica a ideia de que os gays o são por causa de algum trauma, pai ausente ou mãe super protetora, mostrando uma história bem diferente. "Não entendo. Se tem certo e errado, por que alguém vai querer fazer o errado?" - o personagem protagonista Francisco perguntando a sua mãe, quando ela tentava arrancar alguma coisa do filho, ao perceber um afeto exagerado entre os dois irmãos. Neste momento, ele ainda não entendia e nem raciocinava sobre a questão, relacionada à erotização. Era só uma criança. Seria mais para um incesto que aconteceu naturalmente, confundindo-se ou se fundindo os sentimentos de amor de irmão com a paixão dos amantes.

O irmão mais novo de Francisco, por parte de mãe, Tomaz, tem o mais velho como ídolo, querendo ser como ele quando crescer. Aliás, amor a primeiríssima vista. Francisco foi a visão de Tomaz, ao abrir seus olhinhos pela primeira vez, ainda na maternidade. E a amizade dos dois irmãos vai além, quando é despertado entre eles a vontade de também cuidar e proteger um ao outro. Um sentimento auto-suficiente, como se não existisse o resto do mundo. Mas, na ingenuidade de Tomaz, em questionar se Cristo foi enterrado numa igreja (estavam passando próximo de uma), o filme mostra que há tantos outros casos inexplicáveis ou pouco explicitados, além da história principal.

Uma relação homoafetiva, porém esboçada nos moldes heterossexuais, talvez por causa do espelhamento nos seus pais - um casal feliz. Assim, o filme é recheado de juras de amor eterno, beijos de novela, nudez natural e lindas cenas sensuais entre homens - um verdadeiro romance gay. Tem momentos que fica um pouco monótono, mas as imagens são tão belas, parece comercial de margarina, que vale a pena continuar assistindo a história destes garotos, Do Início ao Fim.   Fred G.

Veja o filme Do Começo Ao Fim (Completo):
Elenco: Julia Lemmertz, Fábio Assunção, Jean Pierre Noher, Louise Cardoso;
apresentando Lucas Cotrim e Gabriel Kaufmann, Rafael Cardoso e João Gabriel Vasconcellos.
Escrito e dirigido por: Aluizio Abranches. Música: André Abujamra.

SINOPSE 1986 - Tomaz nasce com os olhos fechados e assim permanece durante várias semanas. Julieta, sua mãe, não se preocupa e diz que quando o filho estiver pronto, que quando ele quiser, ele abrirá os olhos. Foi assim, nos primeiros dias de vida que Tomaz aprendeu o que era livre arbítrio. Um dia, sem mais nem menos, Tomaz abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de 5 anos. 1992 - Julieta é uma mulher e uma mãe amorosa. É médica de um hospital e trabalha no setor de emergência. É casada pela segunda vez com Alexandre, pai de Tomaz. Pedro, seu primeiro marido e pai de Francisco, mora na Argentina. Julieta e ele continuam bons amigos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais, segundo Pedro, que passa uma temporada com eles em Buenos Aires. 2008 - Anos mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Tomaz 22, Os irmãos se tornam amantes e vivem uma extraordinária história de amor. Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com