24 de fev. de 2013

Famosos gays e suspeitos

Saindo do armário

Tanto por aqui quanto ao redor do planeta, o mundo das celebridades parece ser o mais homofóbico, em se tratando de gays famosos que se assumem homossexuais, e continuando sua carreira normalmente. Isso quase não acontece. Entre os suspeitos, geralmente a vida gay é limitada à ambientes fechados como boates, bares, festas privê e, em alguns casos, a sete chaves mesmo - só Deus sabe.
Foto: Lucio Mauro Filho
beijando Wagner Moura na boca.

Os famosos são diferentes da galera da produção, o povo por de trás das câmeras, que até levam a fama de profissão de 'viado' (produtor, maquiador, figurinista, etc.), igual aos cabeleireiros por aí afora. Afinal, quem acredita em cabeleireiro heterossexual? Lembro que no programa Quer Namorar Comigo, com Silvio Santos (SBT), o que mais tinha era cabeleireiros procurando namorada. Dava até pena... Pareciam mesmo heteros, mas com a profissão que exerciam... Tinha que apelar, e ir caçar mulher na TV. É daqueles preconceitos que se confunde um pouco com o que chamamos de cultura: aquilo que é certo de você saber ou prever, se for da mesma tribo.

Mas para quem recebe os flashes e holofotes, e tem suas carreiras totalmente na mão de seu público, dizer a todos que é gay parece ser um posicionamento ainda muito raro, em comparação com o que vivemos no dia a dia. Isso dependeria muito mais do que ter coragem em se assumir. Seria quase a mesma coisa de ser flagrado fumando cigarros, bêbado ou pelado... Como se assumissem que estão fazendo algo errado. Sim, a homoafetividade ou homossexualidade, ainda é vista, por muitos, como um erro, ou 'coisa feia', e não bonita.

Crodoaldo Valério (Fina Estampa); Thales e Julinho (Tititi).
Contudo, o tema Gay não é mais novidade nos cinemas, no teatro, nem na televisão. E muito menos ainda na Internet. Pegando como exemplo a Rede Globo, que é o pólo industrial e internacional das novelas, assim como Hollywood ou Bollywood no cinema americano e indiano, respectivamente. Não é de hoje que personagens gays ganham espaço em todas as novelas, sendo alguns até ovacionados, como Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado) em Fina Estampa. A gama de tipos de gays também aumentou nestas representações. Em um tempo não muito distante, personagem gay só aparecia numa cena em uma delegacia (travestis brigando), ou como cabeleireiro, feshionista, de preferência bem engraçado e caricato... Um palhaço. Da última década pra cá, houve um boom de personagens gays, com o seu apogeu na novela das sete Tititi, na versão de Maria Adelaide Amaral em 2010. Tinha gay de tudo quanto é tipo, dos mais discretos até os monumentais, com direito a todo o glitter do mundo só para ele. Mas ainda não houve beijo gay em novela da Globo, muito menos uma série ou novela que pudéssemos rotular como do gênero. A que chegou mais perto foi a citada novela Tititi que, além dos personagens bem gays, tinha um texto do tipo: 'para quem é 'entendido' um pingo é luxo!'


Ricky Martin com namorado na praia.
'O que o povo vai dizer?'

O ator, diretor, escritor, produtor e' tudo junto e misturado' Miguel Falabella, sempre deixa claro, sem esculacho, que é gay, até mesmo nos seus programas, mas também deixa a questão sexual por debaixo do tapete, e não comenta de si, fora das filmagens. Gostaria de ver um ídolo cometar em uma entrevista de um namorado, de um romance... Da mesma forma que é explorada a vida privada das celebridades heterossexuais. Quando o famoso é gay: 'Vamos nos restringir à vida profissional' - uma pena! Mas o 'loiro de olhos azuis dinamarqueses', comentou em entrevista que achou 'maravilhoso' o cantor e ex-Menudo Ricky Martin ter saído do armário. E completo: depois de Ricky, vieram muitos outros. Ele, um símbolo sexual internacional, incentivou as bibas famosas e bonitas, mostrando que 'desperdício de cu é rola' - não é assim que as mulheres falam decepcionadas quando vê um gay bonito: 'Que desperdício!'? Acho um insulto aos gays toda vez que escuto isso, como se bicha teria que ser feia e regaçada.

Um fato importante foi que a figura do gay deixou de ser, necessariamente, a mesma do bobo da côrte, ou de um marginal perigoso. Passou a ser também de um pai, de um trabalhador comum, gay do bem ou gay do mal. Mas, mesmo assim, mostrando que sexualidade é independente de caráter, personalidade, educação ou refino... Podendo haver um 'veado másculo' ou um 'macho delicado', a sociedade costuma ser bem discreta quando o assunto é a aceitação ao comportamento gay. Com exceção de alguns poucos locais (boates, bares, algumas praias...), não é comum ver cenas de homoafetividade por aí. E, quando vemos... Nos espantamos. 'Não é normal!' Por isso fica difícil um famoso dizer: 'atoro o périgo!'.

Thammy e Mart'nália.
O destaque do momento é para duas personalidades, assumidamente gays, que estão atuando na TV. Uma delas é a filha da Gretchen, Thammy de Miranda, que interpreta a Joyce, uma policial (também com jeito de lésbica) em Salve Jorge. A outra é a cantora de samba Martnália, também filha de famoso (Martinho da Vila), e que faz o papel de Tamanco, um sapatão e mecânico de carros, na série Pé na Cova, de Miguel Falabella.

Nos EUA, o britânico que já apareceu nas telonas em produções como O Senhor dos Anéis, o eterno Magneto de  X-Men e O Código Da Vinci, e que faz parte do grupo dos famosos que assumiram a orientação homossexual, disse: 'Ainda é muito, mas muito, muito difícil para os atores homossexuais norte-americanos que desejam ter uma carreira saírem do armário. Ainda mais difícil para as mulheres, se elas forem lésbicas'.


Pedro Bial.
A estrela na testa

Entre os apresentadores, tem Pedro Bial, que não comenta publicamente os fortes boatos de sua bi ou homossexualidade. O gatão grisalho do Big Brother Brasil, parece também não esconder, mas não se rotula. Aliás, o reality também vem trazendo o assunto à tona, com brothers sisters gays. Sem falar da Ariadna, a primeira transsexual (operada) do programa. Sobre o vencedor do BBB 5 (2005), Jean WyllysBial disse à Marília Gabriela que o ex-BBB foi o que mais o impressionou até hoje, referindo-se ao atual mandato de deputado federal, pelo Rio de Janeiro. 'Eu acho um sujeito extraordinário o Jean Wyllys, que foi o primeiro gay a ganhar no Big Brother, e que hoje é deputado federal, trabalha para caramba, é seríssimo', elogiou. Pedro Bial revelou que sempre admirou a vocação de Jean para os assuntos relacionados à educação: 'Logo que ele saiu da casa, entrou numa de fazer televisão, e eu achava que a dele não era aquela. A dele era educação. E agora ele juntou esse talento para a educação, com uma paciência enorme para fazer política institucional', completou.

Netinho.
No Brasil, os fofoqueiros apontam vários famosos como homossexuais, mas assumidos publicamente são poucos, como o cantor de Axé Netinho (lembra? 'Oh, Mila, Mil e uma noites de amor com você...). Netinho disse: 'Eu acho que todo mundo que passa por isso, quem vive esse tipo de relação. É um choque. Foi aquela sensação de não aceitação: `Por que eu estou sentindo isso?’ Mas, com o tempo, você percebe que é um sentimento que nasceu dentro de você. Quando você coloca para fora, conta para alguém, eu acho que você passa a ser mais feliz'.


Zeca Camargo flagrado saindo com o ex-BBB Marcelo Arantes.
Outro apresentador que não sai da 'boca de Matilde' é a... ops!... o Zeca Camargo. Em 2011, Zeca aparecia nos tabloides de fofoca, ora saindo de restaurantes com ex-BBB (Marcelo Arantes, que se assumiu gay durante o reality show), ora protagonizando boatos de separação.  O jogador de futebol Raí havia recentemente se separado da esposa, e gerou a história de que o ex-jogador havia se separado da mulher, para viver com um apresentador da TV Globo. A coisa piorou quando a direção da própria Globo enviou um e-mail para a cúpula de todas as organizações (incluindo rádios, jornais e revistas), proibindo qualquer citação, nota ou reportagem em que houvesse a associação dos nomes Rai e Zeca Camargo. No ano seguinte, 2012, o apresentador do Fantástico comentou sobre os boatos de que teria um caso com o ex-jogador de futebol Raí, que fez história no São Paulo: 'Eu sei do que você está falando e é sobre uma suposição. Falar sobre suposição é ajudar a espalhar o boato. Eu como jornalista respeito meu entrevistado e não falo sobre boatos, só sobre fatos', disse Zeca, em nota do site da revista Quem. Mas a voz que ecoa nas mentes dos fofoqueiros é a da 'Mulheres Ricas' Narcisa Tamborindeguy que brincou durante a apresentação do programa Saturday Nigth Live, na Rede TV!: 'Ai, que Zeca Chuteira! Por que só temos Maria Chuteiras? Já está na hora de termos o masculino, o Zeca Chuteiras', daquele jeito que só Narcisa.


E se os azulejos falassem

Um caso que se for verdade é muitíssimo complicado de assumir: um apresentador enrustido e um jogador de futebol, justo no Brasil, que vincula a imagem viril e máscula para os esportistas, principalmente no futebol, onde 'viado' é o xingamento mais utilizado para ofender de vez o adversário. Um exemplo disso é que em outros esportes, vistos como mais femininos, como o vôlei e a ginástica olímpica, por exemplo, é mais comum encontrar atletas assumidamente gays: os jogadores de vôlei Lilico e Michael, assumidos, e o ginasta Diego Hypólito, que não se assumiu mas é popular nas boates gays (dizem).

Richarlyson.
No futebol, o jogador Richarlyson vem sendo alvo de coió nos jogos e especulações na mídia. A implicância com a suposta sexualidade do jogador começou em 2005, quando os torcedores e os jogadores do São Paulo ironizaram uma empolgada 'dança da bundinha' que Richarlyson fez ao comemorar um gol marcado contra o Palmeiras. Também havia um reforço na polêmica quando uma colunista da Folha soltou: 'Um jogador de um grande clube paulistano está disposto a assumir que é gay. O Fantástico, da Globo, vem negociando com ele uma entrevista exclusiva. Mas os dirigentes do clube e o empresário do jogador são totalmente contra', dizia na coluna Zapping. Logo depois, revelaram que o jogador em questão era mesmo o suspeitoso Richarlyson. Em entrevista a revista Veja BH, quando jogava no Atlético (MG) no ano passado, Richarlyson disse sobre o que achava das provocações e boatos sobre sua sexualidade: 'Dou risada, e não é pouca. Sou do jeito que sou, faço o que quero e não estou nem aí'. O atleta falou que sua principal preocupação, quando os boatos de que era gay surgiram, era proteger sua família. 'Não queria que eles sofressem com isso, até os chamei para conversar, mas vi que estavam tranquilos', contou.

Mas para David Testo, assumir a homossexualidade para a imprensa e, logo, para as torcidas de futebol, não foi nada glamouroso. O jogador do Montreal Impact, um ano após assumir ser gay, não conseguiu mais emprego, e virou professor de Ioga. O também ex jogador Elliott, que teve uma longa carreira, e jogou nos times Celtic, Chelsea e Aston Villa, disse que jogadores gays não saem do armário por temerem a reação dos fãs, e também afirmou que conhece pelo menos 12 atletas gays no futebol. Se é difícil lá fora, imagina para os brasileiros, que até desconfiam daqueles que não gostam de futebol. O brasileiro separa futebol para homens e lésbicas, assim como azul e rosa para meninos e meninas, ou carrinhos e bonecas. Para quem é gay e jogador de futebol ou técnico, deve ser mesmo melhor ficar guardadinho no armário, mesmo com o time e seus dirigentes sabendo, mas a torcida... nem pensar!

Bruno e Macarrão, presos em Minas Gerais.
Atualmente, estão de volta os comentários sobre o caso Eliza Samudio, com o julgamento do ex-goleiro Bruno, acusado de participação na morte e ocultação de cadáver, da então ex-namorada e mãe de um filho do ex-jogador do Flamengo. As investigações apontam para um crime passional, onde seu amigo e assistente (braço direito), conhecido como Macarrão, se desentendeu com Eliza por ciúmes de Bruno, desencadeando uma série de crimes, como cárcere privado, sendo um deles. Tudo indica que quem matou a ex foi o tal Macarrão e a mando ou consentimento do ex-goleiro. Macarrão, além de amigo e fiel escudeiro de Bruno, tem tatuado nas costas: 'Bruno e Maka. A amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir, amor verdadeiro'. Além de uma frase mal construída, o amor entre homens e machos (do futebol) aparece explícito e definitivo, na pele de um dos acusados. Se fizeram troca-troca quando moleques ou se ainda faziam... Vai saber. Uma história gay e bem macabra.


Drew Barrymore.
Famosos: assumir ou não, eis o bafão

Pelo mundo afora, algumas celebridades internacionais também saíram do armário: Sir Ian Murray McKellen (gay), ator; Tracy Chapman (lésbica), cantora; Jodie Foster (lésbica), atriz; Lady Gaga (bi), cantora; Drew Barrymore (bi), a atriz namoradinha dos EUA pelo filme ET O Extraterrestre e As Panteras; Angelina Jolie (bi); Katy Perry (bi) e Pink (bi), cantoras; Sharon Stone (bi), atriz.

Mas por aqui também tem muita gente se assumindo, em tempos de maior diversidade cultural: a dupla Pepê e Neném (lésbicas); a atriz Lúcia Veríssimo (bi); a cantora Simone (bi); a triz Ísis de Oliveira (bi), irmã de Luma de Oliveira; o ator da Grande Família, o Lineu, Marco Nanini (gay); as cantoras Marina Lima (bi), Gal Costa (bi), Preta Gil (bi), Ana carolina (bi), Adriana Calcanhotto (lésbica); o ator José de Abreu (bi), o Nilo de Avenida Brasil, o comediante Lúcio Mauro Filho, o Tuco, também da Grande Família, e o diretor Jorge Fernando.

Luan Santana.
Entre os mais encubados ou enrustidos, tem o galã Carmo Dalla Vecchia, o Zé Bob em A Favorita, que dizem ser casado com o autor de novelas João Emanuel Carneiro (autor de Avenida Brasil). Outro suspeitíssimo é o cantor das multidões Luan Santana, que tentou se trancar no armário criando um namoro fake.

E a lista dos assumidos continua com os atores Tiago MendonçaNei LatorracaLuiz Fernando GuimarãesNuno Leal MaiaAri Fontoura, as atrizes Claudia JimenesRenata Sorrah, e os autores de novela Gilberto Braga e Aguinaldo Silva. A mais antiga talvez a assumir sua homossexualidade foi Marlene Mattos, a inventora da Rainha dos Baixinhos Xuxa (que também tem boatos de ser lésbica). Marlene não era de dar entrevistas e nem gostava de aparecer em público, haja vista que sua própria aparência já dizia tudo.

Entre os galãs novinhos estão o filho do capoerista Beto SimasRodrigo Simas, com boatos de estar namorando com o também ator Marco PigossiRodrigo foi Leandro Marco era o Rafael em Fina Estampa. Eles contracenavam juntos quando Rafa usava o garoto deslumbrado em ser bandido e se dar bem, para fraudar os consertos das motos da oficina em que era gerente.

Foto:  Marco Pigossi e o suposto namorado Rodrigo Simas.


O super galã Reynaldo Gianecchini também está sempre listados entre os gays que não comentam sobre. Dizem que o 'moreno alto, bonito, sensual', lindo e magro Giane namorou com seu ex-empresário e que na sua festa de 40 anos, tinha até gogo boys dançando... Ainda nas telinhas, o ator Tiago Abravanel, neto do apresentador Silvio Santos, também parece ser daqueles que não negam mas também não falam. Seu primeiro grande sucesso foi fazendo o papel de Tim Maia no teatro (Tim Maia - Vale Tudo), em 2011, e atualmente interpreta o turco Demir, em Salve Jorge.  Fred G.

Foto: Tiago Abravanel.



Veja também:
Pé na Cova, de morrer de rir
Homens Famosos na Webcam
BBB 13
BBB 13 Brothers viram Sisters

9 comentários:

  1. Gostei da Materia!
    Muito Bom..

    ResponderExcluir
  2. Eu pegava o tiago abravanel! E depois me apossava da herança da família! Kkkkkkk!

    ResponderExcluir
  3. quem são os atroes coroas gays

    ResponderExcluir
  4. matéria bem tendenciosa com alguns atores que o pessoal só fala porque nesse meio a inveja come solta e com força ,então e mais fácil denegrir a imagem de alguns que nos suportamos ,muitos que se assumiram ótimo mas ficar fazendo suposição e a pior coisa dessa carreira,e muitas dessas suposições e para vender ,claro que tem muitos que parece ,mas parece e ser e bem diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo tdo bm? A postagem é mesmo tendenciosa bem como todo o blog - realmente, imparcialidade não se aplica aqui haja vista que não falamos a mesma língua dos telejornais (esses sim deveriam e nem assim o são) e comentamos tudo por um olhar próprio, independente, masculino, gay e bastante curioso. Como a própria palavra (presente até no título) diz, 'suspeito' é suspeito e supor que algum famoso seja gay está longe de querer denegrir alguém. Pelo contrário, é uma maravilha quando nosso gaydar se confirma! Concordo também que rola muita inveja por aí, até com um singelo blog como este aqui, sem muitas pretensões, mas com um alcance bem significativo, justamente por falar de forma livre, sem frescura ou hipocrisia. Verdades absolutas não existem e tudo isso aqui é um ótimo passa tempo pra mim e pra muita gente, diga-se de passagem. Obrigado pela crítica e seja sempre bem vindo! Afinal, aqui também não há espaço para nenhum tipo de censura, ok? Assim, agradeço mais uma vez Felicidades!

      Excluir
  5. Outra coisa que observo no Thiago Abravanel é a total ausência de volume entre as pernas dele. Parece que o piru dele é tão pequeno que deve ser totalmente embutido, daquele tipo de gordinho que parece que não tem piru.

    ResponderExcluir

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com